segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bola

Já não suporto ouvir “Este fim-de-semana, o Braga vai-se foder”. Não só pelas alternativas sintácticas e semânticas existentes, porventura menos grosseiras, mas porque, bolas, o tema é sempre o mesmo, a bola.

Às vezes, gosto de ver resumos com os melhores lances. Reconheço as vantagens da prática desportiva nas camadas jovens, ou do exercício, ou do convívio. Concordo que só vê quem quer. Aceito os milhões das transferências (o NIB é …). Admito a utilidade de extravasar tensões.

Não obstante, estou farto de acertar no período de 15 minutos que os jornais televisivos lhe dedicam por dia, de procurar uma música na rádio e apanhar com o som de um relato, quase tão irritante como o do despertador que tinha há 10 anos. Do futebolês, dos treinadores de bancada e dos jogadores de sofá. De “embates”, onde se confunde um reles jogo com a colisão com um iceberg no Atlântico Norte. De “confrontos”, onde se confunde o reles dito com as acções dos pequenos arruaceiros que por lá deambulam. Da espiral, qual tornado em câmera lenta, que tudo vai envolvendo e cuspindo, como outros que por aí andam. De 3 jornais desportivos de grande tiragem. De concorrer com a meteorologia como desbloqueador de conversa. De águias, leões, dragões, panteras e o resto da bicharada. Da apropriação do substantivo.

“Vocês sabem do que estou a falar”.

4 comentários:

  1. Não diria que o tema funcione como "desbloqueador de conversa", mas sim como incitador de conversa.
    Desbloquear pressupõe que já houve um início de algo e, muitas vezes, o que sucede é que a "bola" não desbloqueia nada, puramente surge quando não há mais nada para dizer...
    Quererias antes dizer que "desbloqueia o silêncio"?
    RDC

    ResponderEliminar
  2. Utilizei "desbloqueador de conversa" no sentido que considero mais habitual para a expressão, ou seja, um tema que permite iniciar uma conversa, normalmente em situações de algum constrangimento, em que realmente desbloqueia o silêncio.

    ResponderEliminar
  3. BOLA....SÓ AS DE BERLIM:):):)

    SUUUUUUrrisinhos:)

    ResponderEliminar