terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Filme a metro(politano) – II

Uns adolescentes na conversa, utilizando cada um deles um palavrão mais sonante que o anterior, em cada frase proferida, por afirmação perante o grupo e perante a audiência, à custa de ilusão de ausência de consequências.

Umas senhoras de meia-idade, com pronúncia do norte, falando com uma certeza só alcançável por quem nunca se questionou na vida, e ainda bem, a emitirem frases para a banal combinação de um encontro, em que cada palavra é uma ruído estridente para o meu ouvido arrogante. As frases são repetidas meia dúzia de vezes, em ciclos, como se o sucesso do reencontro depende-se da gravação, por ondas sonoras de alta frequência, no cérebro uma da outra, da hora, do local e da palavra "pronto", enquanto tento ler o meu livro. E só mais uma vez, para a despedida.

Uma brasileira de decoote enorme, a quem não fiz a vontade de olhar, além da primeira análise, para os suas características físicas. Não por os meus instinto não o solicitarem mas por naquela situação querer ser do contra, não lhe fazendo a vontade de me controlar por aquele mecanismo primário, preferindo não ter o efémero, imaterilizável, desconfortável e discutível prazer de apreciar a robustez dos atributos. Pus-me a ler o meu livro mas ainda pensei no assunto.

Um gajo que quando não está a ler ou a observar, pensa: "Quantas destas pessoas têm blogues, mandam-me beijos e abraços e aqui estão de cara séria?" e vai revendo mentalmente o que lá leu ou escreveu e, às vezes, até se sente suficientemente confortável (quase como abraçado) para conversar (sozinho), sonhando acordado, no silêncio da multidão, sabendo-se compreendido ou julgando compreender, às vezes.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jornalismo

Há cerca de 20 minutos, na RTPN, a Alberta Marques Fernandes achou importante alertar e repetir gravosamente que o Curral das Freiras está abaixo do nível do mar. Isto após ou em simultâneo com a notícia do enorme temporal na Madeira, dos grandes prejuízos materiais e humanos, das imagens das enxurradas, das declarações do presidente de Câmara de Lobos em que este localizou o Curral das Freiras numa cratera e informou estarem para lá cortados os acessos e as comunicações e ainda do recurso ao Google Earth para ilustração da orografia do sítio. Consultei 5 sites sobre o Curral das Freiras e estes são unânimes em posicionar a povoação a 640 metros de altitude.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mais do mesmo

“…a mais falsa das mentiras é justamente aquela que se serve da verdade para satisfação e justificação dos seus vícios.”
José Saramago
O Ano da Morte de Ricardo Reis

Recycle Bin

- Tudo bem?
- Tudo bem…

- Tudo bem?
- Tudo bem…

- Tudo bem?
- Tudo bem?

- Tudo bem?
- Tudo bem.

- Tudo bem?
- Tudo bem.

Tudo bem. Tudo bem. Tudo bem. Tudo. Tudo. Mesmo tudo? Tudo. Tudo! TUDO!